sobre nós
A labmobili surgiu do encontro entre o designer de mobiliário Rafael Oliva e o administrador Marcelo Germano. Ambos com o desejo de traçar um novo caminho no design, explorando um viés mais colaborativo e acessível. Uma marca jovem que busca democratizar o design autoral brasileiro com móveis inteligentes, funcionais e contemporâneos.
As inspirações para as coleções vêm de uma vertente minimalista, onde as nuances de texturas e linhas expandem a essência de cada produto. As matérias e materiais também se destacam no processo criativo, uma vez que a marca investiga constantemente esses elementos para ressignificá-los através do mobiliário. Identificam uma versatilidade nos objetivos – muitas vezes banalizados no cotidiano – explorando sua essência e revelando o seu ápice na transformação.
A marca também incorpora a manualidade em seus produtos através de parcerias com artesãos, comunidades e ONGs de todos os cantos do Brasil. Integra o fazer manual para amplificar técnicas e tradições pouco conhecidas, estimulando uma troca de conhecimentos e linguagens. Eleva o artesanato ao nível de design através de um olhar mais contemporâneo e irreverente.
Para além da estética e funcionalidade, a labmobili propõe em suas criações o sentimento de pertencimento. Valoriza o potencial do móvel de contar sua história, dialogar com um espaço e se expressar no tempo. O mobiliário pertencendo ao ambiente de forma intrínseca. “O nosso produto convida o cliente a participar de uma troca de experiências e vivências em seu próprio lar”, enfatiza Rafael Oliva.
O trabalho da marca incorpora a ideia de produção consciente e responsabilidade social. Cada etapa de criação do produto é pensada de forma a minimizar desperdícios, introduzir mais materiais ecológicos, incentivar uma produção local e justa. Um ciclo criativo, produtivo e sustentável para o cliente e a sociedade.
Desde cedo Rafael aprendeu a lidar com ferramental de uma marcenaria e amar o ofício. Este amor nasce do convívio com seu seu avô, marceneiro que veio da Itália, e o ensinou a arte de trabalhar com a madeira.
Posteriormente se formou em design de produtos pela FAAP, com passagem pela University of Plymouth na Inglaterra, e atuou em diferentes campos do design. Integrou a equipe de design da Philips, do estúdio e instituto dos Irmãos Campana.
No Instituto Campana, pôde desenvolver sua criatividade não só desenhando móveis, mas também ensinando artesanato para as crianças e adolescentes residentes da comunidade do Moinho, localizada no centro de São Paulo.
Em 2019 iniciou a LABMOBILI com seu sócio administrador Marcelo Germano onde pode dar vida às suas criações autorais.
Marcelo Germano é administrador com mais de duas décadas de experiência em diversos segmentos econômicos.
Em 2001, iniciou sua carreira no Banco Bradesco. Ao longo de 7 anos, atuou junto com a Secretária de Estado da Cultura de São Paulo para desenvolver toda a estrutura administrativa e financeira de grandes projetos, como a SP Escola de Teatro.
Em 2014, decidiu entrar para o universo de móveis assinados.
Nosso showroom localizado no Campo Belo é um achado em meio ao caos de São Paulo. Sendo um dos poucos espaços de nossa cidade onde a verticalização não é o cenário dominante, ainda se faz possível encontrar casas residenciais onde arquitetura e materiais de construção são datados do início do século XX.
Originalmente a casa onde nos situamos era uma fazenda familiar de 450m² utilizada para o cultivo e criação de animais. Até por esse motivo o nome do bairro: Campo Belo devido aos vastos e belos campos e fazendas que ocupavam a região no século XIX. No início do século XX com o progresso e crescimento econômico da cidade o Campo Belo inicia um processo de modernização, o que leva ao loteamento das fazendas contribuindo inclusive para a colonização alemã do bairro.
Quando nos deparamos com esta casa soubemos de imediato o que estava em nossas mãos, e desde o início a certeza era que mesmo adaptando a construção para um showroom de mobiliário, tínhamos a obrigação de manter o máximo da originalidade do imóvel. Hoje quando você nos visita não apenas vem conhecer peças assinadas, mas também parte da história de nossa cidade. Nossos jardins foram projetados para remeter à lembrança que um dia a casa central se encontrava rodeada por vegetação que alimentava os animais, bem como pelo plantio para comércio e subsistência dos primeiros proprietários. A varanda foi preservada com os azulejos originais da construção, assim como o arco que a encabeça e os quatro apoios para figuras religiosas. Logo na entrada já é possível datar a construção verificando os degraus da entrada que demonstram a elevação da construção, quesito marcante das edificações da época.
Entrando no showroom principal é possível entender mais da história do imóvel, seja ao observar os tijolos de olarias artesanais expostos no interior, também originais da construção, ou se atentando a ausência de vigas no teto, já que à época eram empregadas as famosas “tesouras” para a sustentação das casas. O arco interno é mais uma grata surpresa e foi preservado propositalmente para roubar suspiros dos entusiastas das construções de outrora.
O caminho que conduz até o segundo showroom foi inteiro reformado com aplicação de pedras portuguesas, outro acabamento que nos transporta ao início do século XX. Margeado pelo gramado e diversos vasos e plantas, a sensação é que fomos transportados no tempo, enquanto nos conduzimos do antigo para o novo, acessando a construção mais moderna que é o showroom dos fundos. Como não poderia ser diferente, também se encontra presente a história do imóvel vislumbrada através de mais tijolos artesanais e da evidente marcação do muro que separava as construções: baixo e robusto.
Para os desavisados é sim apenas um showroom. Mas para os observadores mais atentos é um pedaço de nossa história secular ainda em pé em São Paulo.